Image Map

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

And All That Jazz...

“O jazz, unia música de dança moderna que se tornou, praticamente, um estilo musical, nasceu do cruzamento da canção e da opereta anglo-escocesa, com o canto religioso e de trabalho do negro norte-americano, assim como de suas danças de origem africana. O essencial no jazz é sua estrutura rítmica, bastante avançada, com uso constante de síncopes. Muito interessante o seu aspecto sonoro, resultante de um tratamento especial de instrumentos como banjo, bateria e sopros em geral" 
Brockhaus.

Acredita-se que o Jazz surgiu em Nova Orleans: uma música para negros e trabalhadores, que se reuniam após um dia exaustivo de trabalho em bares para relaxar. Reunindo influências dos mais diversos povos, o Jazz tinha um refinado tom crioulo aliado a potência da música negra e também à suavidade do piano e dos instrumentos de sopro. Porém as crianças tem que crescer, não é mesmo? Na década de 40, o Jazz passou para Chicago, onde recebeu o swing e as influências de grupos e orquestras. Em 1913 surge o primeiro grupo de Jazz: Original Creole que foi seguido por muitos outros. Com a chegada da guerra, a produção desse estilo entrou em lento declínio, porém ressurgiu após o fim dela e, apesar do abandono do swing, chega o bebop: ritmos excêntricos e complexas harmonias; o jazz deixou de ser uma música dançante para tornar-se obra de arte!

sábado, 27 de setembro de 2014

Um pouco de história...

Todos conhecemos as notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) não é? Mas vocês sabem como surgiram esses nomes?

    A música se faz presente no mundo desde o tempo mais antigos, e com o passar dos séculos foi se tornando cada vez mais popular. Na Idade média o uso da música ganhou grande importância dentro da igreja católica e foi desse contexto que o monge Guido d'Arezzo teve inspiração para nomear a nossa escala de notas musicais.

   Utilizando-se de um hino escrito por Paolo Diacono em homenagem a São João Batista ele retirou do início de cada verso as sílabas que nomeiam seis das sete notas:

  " Ut queant laxis,
   Resonare fibris,
   Mira gestorum,
   Famuli tuorum,
   Solve polluti,
   Labii reatum."

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O Baterista

    Caso você não saiba, dia 20 de setembro foi comemorado o dia do baterista. Sabe, aquele cara que fica lá no fundo do palco, conhecido por sua oração no inicio de cada música: "1, 2, 3, 4", aquele bate com pauzinhos nos tambores fazendo sons incríveis.
    Bem, caso você não saiba, eu sou baterista e é por isso que venho dizer a todos vocês, bateristas que estão lendo este post: Parabéns por ser O CARA DA BANDA!
    Para começar as homenagens vamos falar um pouco sobre qual a função do baterista na musica, por que caso você não saiba, não é tão fácil assim ficar batendo nos tambores sem sair do tempo e criar sons mirabolantes que encantam todos que os escutam.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Addicted to You

Segundo John Green, as pessoas se apaixonam como caem no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra. Acho que O DJ Avicii concorda com essa definição, ou pelo menos é o que diz a música Addicted to You. O sueco, que estourou com sucessos como Hey Brother e Wake Me Up, lançou recentemente uma parceria com Audra Mae que já alcançou 93 milhões de visualizações em seu vídeo oficial. A música fala sobre como não temos controle sobre o coração, nos apaixonando quase sempre sem querer e viciando nesse sentimento ao mesmo tempo divino e doloroso.

Mas, não é para falar de Avicii ou da música que estou escrevendo hoje, e sim por conta da Isabella Lugli. Com 15 anos e uma voz um tanto quanto potente, a estudante resolveu nos dar uma ajudinha e gravou um cover. Apaixonada, essa música se encaixa muito bem no que ela está vivendo agora... Aproveitem! Talvez daqui a uns anos ela esteja por aí distribuindo autógrafos e você poderá dizer que a conheceu antes de todo mundo! #ficaadica

sábado, 20 de setembro de 2014

Top 10 - Músicas para usar como despertador

Esse Top 10 é pra fazer seu dia nascer mais feliz!

      A música está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida, e de vez em quando surge uma dúvida sobre "Qual música vou ouvir agora?", mas o pior mesmo é escolher a música para o nosso despertador, nunca sabemos qual escolher, se você é mais um desses que sempre tá em dúvida na hora de decidir qual a música que vai te acordar, esse post foi feito especialmente pra você!
      Acordar cedo as vezes é uma tarefa meio difícil e para isso essas 10 músicas foram escolhidas, para te ajudar a levantar mais feliz, porque nada melhor que já começar o dia bem.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Top 10 - Músicas para relaxar

   Tem vezes em que tudo o que queremos é chegar em casa depois daquele dia puxado na escola ou no trabalho, deitar na cama e colocar o som no máximo.
   Mas para isso, às vezes queremos musicas mais calmas já que estamos sem energia pra dançar ou cantar junto da banda, e foi pensando nisso que este post foi criado.
   Sei que não são todos que são fãs de rock, ou loucos por reggae, ou ainda admiradores da bossa nova. Todavia, pensando nessas diferenças entre as pessoas que eu trouxe pra vocês esse top 10 bem eclético com as músicas que, na minha opinião, são ótimas para relaxar.
   Então se você é um daqueles que, como eu, ama dormir ouvindo música, dá uma olhada nessa lista:

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mas afinal, o que é música?

Quando nos perguntam o que é música, ainda achamos muito difícil responder. Segundo o dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, música pode ser definida como a arte e ciência de combinar sons de modo agradável à audição. Falando dessa forma,  parece algo frio e calculado, sem nenhuma expressão, mas podemos dizer que simpatizamos mais com a definição de música segundo Arthur Schopenhauer " A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende". Ou ainda como disse Aristóteles " A música é celeste de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição".
Quantas vezes não sentimos que determinada letra foi escrita para aquele momento, ou que determinada melodia explica tudo o que está acontecendo? Isso porque a música tem poder: ela traz a tona sentimentos e emoções que guardamos no fundo de nossa alma. Ela nos completa, nos encanta, diz o que precisamos ouvir, transmite emoções, nos faz chorar, amar, rir e viver.
E vicia.
Não adianta, uma vez que você começa a ouvir, é impossível parar...
Selecionamos para este primeiro post algumas músicas que nos marcaram, e esperamos, marquem vocês também. Sejam bem-vindos ao nosso universo!

Pedro Maronezi: "Uma música que, pra mim, representa o que é música propriamente dita, é Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos-Caetano Veloso, sei que isso parece meio estranho já que sou fã de rock, mas desde que me entendo por gente, essa é a música que marcou minha infância e o início da minha paixão por todos os tipo, ou melhor, quase todos os tipos de música"

Fefe Montanher: "As músicas clássicas no meu celular são:No love-Simple Plan;;New Perspective- Panic at the Disco; Música pra mim é uma grande paixão; algo pelo qual se deve dar extrema importância e valor, por isso as carrego sempre comigo."


Ana Azevedo: "Minhas músicas favoritas mudam quase todo dia, tornando difícil escolher apenas uma ou duas... Mas tenho uma relação especial com Águas de Março- Elis Regina e Tom Jobim e ando apaixonada por Pulsos-Pitty. Não me lembro do momento exato que comecei a amar música, mas deve ter sido em algum momento entre ser colocada para dormir quando criança e acordar uma sonhadora adolescente."