Image Map

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Não existe amor em SP

Nascida, criada e apaixonada por essa cidade que inspira paixões e múltiplas canções. O que mais dizer dessa São Paulo que, apesar de dura e fria, carrega em seu concreto a marca nítida dos seres humanos? São mais de 3 mil melodias cantadas e tocadas em homenagem a essa importante cidade brasileira que foi palco das mais diversas formas de expressão artística (vide Semana de 22). Dentre seus admiradores mais sinceros estão: Adoniran Barbosa (e seu inesquecível Trem das Onze), Tom Zé, Paulo Vanzolini, Caetano Veloso (dando um apelido carinhoso à gélida cidade: Sampa), Itamar Assunção, Passo Torto, Racionais Mc's e Criollo.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Top 15 para Consertar um Coração

Quem nunca teve um coração partido que atire a primeira pedra. Afinal, quem disse que amar é fácil?
Muito pelo contrário... Amar machuca e dói!
Pode parecer masoquismo, entretanto tudo se torna muito melhor quando estamos apaixonados: sorrimos mais, vemos as pessoas de uma forma melhor, as cores parecem mais vibrantes. O problema é quando isso acaba...
Aí vem a torrente em lágrimas, um rio escorrendo pelos olhos.As indagações mais comuns como: o que fiz de errado? Por que acabou? E quando não é correspondido então? A coisa piora ainda mais de figura...

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Couting Stars - One Republic (COVER)

   Como eu prometi em postagens anteriores, aqui está mais um cover no violão para o nosso canal do Música e Nada Mais.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Amor ao próximo

Que a música serve para comunicar sentimentos, acho que está mais do que claro. Mas e quando ela é usada para comunicar algo a mais?
Em uns posts atrás a Fe mostrou que os jingles podem ser bem convincentes, ou seja, podem te induzir a comprar, ainda que não o produto, a ideia.
Mas o que mais a música pode fazer?
Bom, acho que não fui só eu que percebi que começaram a decorar tudo para o Natal com muita certa antecedência.
Mas o que isso tem a ver com transmitir uma ideia? Bom, já explico.

sábado, 15 de novembro de 2014

Top 10- Rock Nacional

E aí galera, voltei! E hoje tem mais um Top 10 pra vocês!

   Hoje resolvi mostrar um pouquinho da música nacional, que para quem acha que é ruim está completamente enganado, pois acreditem existe muita, mas MUITA música brasileira boa. E nada melhor que juntar isso com a minha Paixão pelo Rock, mas garanto a vocês que mesmo que você não morra de amores pelo gênero vale a pena dar uma olhada na lista, quem sabe não é uma chance de começar a aproveitar mas um tipo de música? Afinal música nunca é demais não é mesmo?
    Então, fazer um top 10, as vezes é meio que um sacrifício, pois sempre fica um sentimento de estar cometendo uma grande injustiça com todas aquelas bandas que ficaram de fora, mas que também são excelentes. Admito que minha vontade seria fazer um Top 100 e acho que ainda seria pouco para colocar tudo, porque escolher entre dezenas de opções como: Jota Quest; Ultraje a Rigor; Capital Inicial; Skank; Paralamas do Sucesso; Lulu Santos; Kid Abelha; Ira; Biquíni Cavadão; Nenhum de Nós; Secos e Molhados; Los Hermanos; CPM 22; Detonautas e muitos outros é dificil, mas como a proposta ainda é um Top 10 a escolha foi necessária, então deem uma olhada aí:

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Música! Música em todo o lugar...

Vamos voltar para dia 15 de setembro de 2014 por apenas um minuto. Se você já se perguntou por que raios voltar para uma data tão aleatória, respire e conte até três. Acontece que foi nesse exato dia que nosso blog começou. E foi nesse dia que fizemos uma pergunta ao mesmo tempo ridícula e difícil: o que é música?

Bom, ficou mais do que claro que não existe uma resposta certa para essa pergunta. Pessoas frias e calculistas dirão que é a sucessão de tempos fortes e fracos configurando uma melodia agradável ao ouvido. Poetas e românticos de plantão dirão que é a alegria de seus dias. E músicos que por ventura estejam lendo, dirão que é a essência da vida. 
Mas, como não quero ficar repetitiva, venho, na verdade, propor uma nova pergunta: como você anda contribuindo para o mundo da música?

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Alguns Covers Por Aí...

   Qual a primeira coisa que você pensa ao ouvir "covers"? Provavelmente em alguma fera do YouTube que canta muito, ou um zé mané que não canta nada mas é engraçado e por isso faz sucesso.
   Para começar, um cover é, segundo o "Pai dos Burros" (Google), uma pessoa (ou um grupo de pessoas) que apresenta imitações de um(a) artista, um(a) cantor ou banda famosa. Se você ainda não entendeu o que é, cover é aquilo que você faz no chuveiro enquanto toma banho e os vizinhos reclamam de ter alguém morrendo no banheiro mas era só você cantando.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Top 10 Músicas que me Passaram

Bom, como meu querido amigo Pedro fez questão de ressaltar em seu último post, amo pedir dicas de músicas para meus queridos amigos e colegas. Essa pequena característica garante para minha playlist uma boa variedade de estilos, transitando desde Nova MPB, até Rock Clássico (por que nada melhor do que ser bem eclética né?).

Como já disse, gosto que as músicas tenham sentido. E qual melhor significado para uma música do que a lembrança de quem te passou? Quando coloco no meu aleatório é como se cada um dos meus amigos sentasse ao meu lado e fosse cantando comigo.

sábado, 1 de novembro de 2014

O Poder da Música na Propaganda

        Não importa o lugar em que estivermos o som nos segue em todos os lugares, desde a hora que acordamos com a música do nosso despertador, os barulhos do nosso cotidiano como: carros, aviões, e até mesmo o teclado que escrevo aqui agora. E se pararmos para perceber a música também acompanha tudo isso, assim como as propagandas de televisão que podem ser marcadas por jingles ou uma música "tema" para a campanha que quando emplaca a canção acaba remetendo diretamente a marca e/ou comercial.
       E o post de hoje vem pra mostrar 3 exemplos de músicas que ou primeiramente fizeram sucesso e a partir disso a marca utilizou-se da canção para a elaboração do comercial, ou músicas que passaram a fazer sucesso a partir das publicidades nas quais foram inseridas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Uma Dica Pra Você

   Ei, você! É, você mesmo. Não finge que não é com você porque você sabe que é. Pronto. Agora que você está olhando pra mim vamos começar.
  Bem, se você leu o título desse post esperando encontrar uma salvação pro seu relacionamento, ou a fórmula para a paz mundial, ou uma receita de bolo, eu tenho duas más notícias pra te dar: a primeira é que você provavelmente tem algum problema pra procurar uma receita de bolo em um blog de música (se bem que não seria uma má ideia um bolo musical) e a segunda é que esse post  aqui vai ser uma dica de (acredite se quiser) uma banda!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

And I'm in love with you...

Aos haters de plantão peço desculpas, mas como toda boa princesinha pop não posso deixar de falar de One Direction.
A boyband que ganhou o mundo começou em 2010, quando cinco garotos entraram individualmente no The X-Factor: Liam Payne, Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlison e Zayn Malik, mostraram que eram muito mais do que rostinhos bonitinhos. Mas a alegria durou pouco: na fase eliminatória eles foram eliminados. Entretanto, graças a bondade e visão de futuro de Simon Cowell, foi formando a 1D.
Porém, apesar do sucesso e dos esforços dos meninos, eles não ganharam o programa. Mas, as lágrimas daqueles dias foram compensadas com um contrato com a Sony, três álbuns de sucesso (sendo a única desde os Beatles a emplacar dois álbuns em um ano nos Estados Unidos), prêmios no Brit Awards, MTV VMA's, MTV EMA's, NRJ Awar, Billboard Music Awards e até mesmo 2 bestselling books no Sunday Times.


sábado, 25 de outubro de 2014

Wonderwall-Oasis (Cover By: Fefe Montanher)

E aí galera, posto hoje aí pra vocês meu primeiro cover...

     E pra começar uma música meio antiga, mas que é uma das minhas preferidas. Wonderwall da banda Oasis (foi uma banda de rock inglesa, nascida em 1991 e infelizmente teve seu fim nos anos de 2009/2010) foi lançada em 1995, no segundo álbum gravado em estúdio da banda, chamado (What's the story) Morning Glory?
      A canção tornou-se um dos maiores sucessos da banda, atingindo até o Top 10 da Billboard nos Estados Unidos, um grande feito para uma banda britânica. A música foi escrita na época por Noel um dos líderes do grupo, para sua namorada Meg, dizendo como ele se sentia.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Música e os Estudos

   Todos já sabem que existem seres que conseguem ouvir música enquanto estudam ou fazem um trabalho, pois a música ajuda em sua concentração e ao mesmo tempo lhe dá inspiração e uma maior "força de vontade" ou algo do tipo.
   E bem, se você é um desses seres abençoados, acho que este post vai ser ideal para você.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Família Real

Calma, calma, a monarquia não voltou para o Brasil! E não, infelizmente não viajei para a Inglaterra para conhecer a Rainha Elizabeth e a Princesa Kate. Mas resolvi homenagear nesse posts alguns astros que transcenderam a esfera de simples artistas comuns e alcançaram o status de realeza. Então rufem os tambores e abram espaço, a família real da música vem chegando...

sábado, 18 de outubro de 2014

Vida e Música

Um pouquinho das músicas que marcaram pequena parte da minha história!

    E aí, galera? Acho que todo mundo tem ao menos uma música que já marcou a sua vida, não importa o momento, ou até mesmo a pessoa, sempre existem músicas especiais que nos fazem lembrar a infância, um encontro, ou alguém especial, não é mesmo?
    E é nessa vibe que escrevi o post de hoje que é um tanto quanto melancólico e sentimental, porque resolvi contar uma breve parte da minha história pra vocês, na verdade mais as músicas que marcaram esse tempinho.
    Acho que essa é a hora que você se pergunta qual a história que uma menina de 15 anos pode ter pra contar, né?
    Bem então vamos ao que interessa. Como a maioria de vocês já sabem me chamo Fernanda, e nesses breves quinze anos que se passaram da minha vida  aconteceram muitas coisas que já me marcaram muito, tanto momentos alegres, como tristes, tanto pessoas, quanto lugares, e assim chegamos no ponto principal de hoje.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Far Away - Nickelback (Cover by Pedro Maronezi)

   Bem, como vocês já leram no título deste post, hoje temos o meu primeiro cover no canal do Musica e Nada Mais.
   E para começar bem, nada melhor que começar com Nickelback, na minha opinião uma das melhores bandas de rock da atualidade, sendo que, além de possuir um rock não muito pesado, mas com algumas "explosões" e geralmente com um tom romântico, há também a voz de Chad Kroeger, e cara, que voz, hein?

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

É a vida que se tem, ora essa...

Diversas vezes dissemos, aqui mesmo nesse blog, que a música faz parte de nossa história: marcando momentos e sentimentos, trazendo emoções e nos fazendo sorrir e chorar. Charles Chaplin certa vez disse que "a vida é um palco de teatro que não admite ensaios. Por isso cante, chore, ria, antes que as cortinas se fechem e o espetáculo termine sem aplausos." Tem um outro provérbio muito conhecido que diz que a arte imita a vida... Então, se a música faz parte da nossa vida, e a nossa vida é uma peça de teatro, por que não encaixar em um palco, contando uma história, a melodia e a letra da música?
Ninguém sabe quem teve essa ideia ou quando ela surgiu, mas acredita-se que na Grécia Antiga, já existiam encenações musicadas para adorar aos deuses e em Roma, as comédias eram montadas com música e dança, porém nada que se equiparasse ao modelo moderno. Na época da Idade Média, a Igreja usava músicas aliadas a encenações para contar suas histórias. No Renascimento, a música era a cereja do bolo, dando um tom para cada peça. Na França, Moliére transformava suas comédias em espetáculos de música e dança e, na Inglaterra, músicas populares eram cantadas no palco de grandes teatros. Porém, foi apenas em 1927, com Show Boat de Hammerstein e Kern, que o musical ássou realmente a utilizar música e dança para contar uma história: até então era apenas um conjunto de óperas cómicas, operettas, ópera bufas, burlesco, burletta, estravaganza e comédia musical, nas quais as performances de dança e música eram jogadas sem sentido.

sábado, 11 de outubro de 2014

Top 10: On the Road

E aí galera estavam sentindo falta de um Top 10?


 Hoje trago aqui para vocês essa playlist especial para ouvir na viagem, na estrada, e até no ônibus/carro indo para escola/trabalho vale, né?
   Afinal nada melhor que curtir uma boa música, não importa o lugar.
   
   Então para tornar a música sua companheira, dá só uma olhada aí, tem para todos os estilos e todos os gostos. Tanto para você que tem que enfrentar o trânsito de São Paulo, como para você que está sempre viajando, ou também só quer curtir uma boa música no caminho e já se cansou de escutar a mesma Rádio.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Alfabeto Musical

Você que está lendo este post conhece todo o nosso alfabeto, certo?
Bem, com isso em mente, nós do Música e Nada Mais criamos um verdadeiro alfabeto musical, mas não do jeito que você está pensando. As músicas nos transmitem coisas, sejam elas sentimentos, mensagens de revolução, o retrato de uma sociedade e tudo mais. As letras não fogem desse intuito, já que é através delas que nós, humanos,podemos nos comunicar uns com os outros, afinal a escrita possibilitou ao homem estocar o conhecimento além do cérebro o que é algo incrível!
Pensando na função dessas duas grandes invenções do ser humano, nós criamos um “Alfabeto Musical”. O nosso objetivo era achar em tudo aquilo que está relacionado à musica, o alfabeto incluindo os números. Não vou dizer que foi uma tarefa fácil, até porque tivemos de apurar a nossa imaginação e estudar um pouco sobre tipografia, o que para nós foi ótimo já que estamos nos formando em multimídia. E aqui está o resultado do nosso trabalho.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Filme de Romance

Nesse frio que está fazendo, quem não amaria assistir a um bom filme de romance, debaixo das cobertas, com pipoca, chocolate quente e (quem sabe) uma companhia? Melhor... E se o tal filme fosse vida real? Como boa admiradora (cof cof, apaixonada, cof cof) por esse gênero, garanto que não seria má ideia! Mas enquanto o príncipe encantado não chega, que tal ouvir um pouco de Clarice Falcão?
A recifense de 25 anos, famosa pelo comercial do Pão de Açúcar ("O que faz você feliz? Você feliz o que que faz?"), pela canal Porta dos Fundos e por músicas com muitas notas dó, vem fazendo sucesso entre adolescentes por suas letras simples e fofinhas. Sua carreira, que muita gente não sabe, mas começou como atriz, recebeu um belo boom com letras como: "De todos os loucos do mundo"; "Oitavo Andar" e "Monomania", lançando seu primeiro álbum em 2013 (Monomania).
Nesse álbum, tem uma música muito bonitinha chamada Fred Astaire, que não é muito conhecida...

sábado, 4 de outubro de 2014

Já pensou se o rock virasse música clássica?

  O Rock é um estilo musical que consolidou-se em meados das décadas de 40 e 50, principalmente pela influência estadunidense, sendo considerado uma evolução e mistura dos gêneros Blues e Country é caracterizado geralmente pela presença de um ou mais vocalistas, guitarras elétricas, baixo e bateria. Surgiu inicialmente como um movimento jovem e é um estilo presente até os dias atuais.

  A Música Clássica é um gênero antigo que surgiu aproximadamente em 1750, considerado um estilo culto que foge do padrão popular, é caracterizado por haver uma simetria e um equilíbrio sonoro, há uma predominância do instrumental, principalmente do piano. Atualmente existem poucos apreciadores do gênero, quando comparado a estilos mais contemporâneos.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Música e os Sentimentos

    Como todos já sabem, desde os tempos mais remotos existe música. No início ela era utilizada apenas para comunicação de algo ou até mesmo para rituais mágicos e religiosos. Mas além de tudo isso algo que nunca pode se esquecer é que a música traz junto dela algo muito importante: sentimentos.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

And All That Jazz...

“O jazz, unia música de dança moderna que se tornou, praticamente, um estilo musical, nasceu do cruzamento da canção e da opereta anglo-escocesa, com o canto religioso e de trabalho do negro norte-americano, assim como de suas danças de origem africana. O essencial no jazz é sua estrutura rítmica, bastante avançada, com uso constante de síncopes. Muito interessante o seu aspecto sonoro, resultante de um tratamento especial de instrumentos como banjo, bateria e sopros em geral" 
Brockhaus.

Acredita-se que o Jazz surgiu em Nova Orleans: uma música para negros e trabalhadores, que se reuniam após um dia exaustivo de trabalho em bares para relaxar. Reunindo influências dos mais diversos povos, o Jazz tinha um refinado tom crioulo aliado a potência da música negra e também à suavidade do piano e dos instrumentos de sopro. Porém as crianças tem que crescer, não é mesmo? Na década de 40, o Jazz passou para Chicago, onde recebeu o swing e as influências de grupos e orquestras. Em 1913 surge o primeiro grupo de Jazz: Original Creole que foi seguido por muitos outros. Com a chegada da guerra, a produção desse estilo entrou em lento declínio, porém ressurgiu após o fim dela e, apesar do abandono do swing, chega o bebop: ritmos excêntricos e complexas harmonias; o jazz deixou de ser uma música dançante para tornar-se obra de arte!

sábado, 27 de setembro de 2014

Um pouco de história...

Todos conhecemos as notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) não é? Mas vocês sabem como surgiram esses nomes?

    A música se faz presente no mundo desde o tempo mais antigos, e com o passar dos séculos foi se tornando cada vez mais popular. Na Idade média o uso da música ganhou grande importância dentro da igreja católica e foi desse contexto que o monge Guido d'Arezzo teve inspiração para nomear a nossa escala de notas musicais.

   Utilizando-se de um hino escrito por Paolo Diacono em homenagem a São João Batista ele retirou do início de cada verso as sílabas que nomeiam seis das sete notas:

  " Ut queant laxis,
   Resonare fibris,
   Mira gestorum,
   Famuli tuorum,
   Solve polluti,
   Labii reatum."

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O Baterista

    Caso você não saiba, dia 20 de setembro foi comemorado o dia do baterista. Sabe, aquele cara que fica lá no fundo do palco, conhecido por sua oração no inicio de cada música: "1, 2, 3, 4", aquele bate com pauzinhos nos tambores fazendo sons incríveis.
    Bem, caso você não saiba, eu sou baterista e é por isso que venho dizer a todos vocês, bateristas que estão lendo este post: Parabéns por ser O CARA DA BANDA!
    Para começar as homenagens vamos falar um pouco sobre qual a função do baterista na musica, por que caso você não saiba, não é tão fácil assim ficar batendo nos tambores sem sair do tempo e criar sons mirabolantes que encantam todos que os escutam.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Addicted to You

Segundo John Green, as pessoas se apaixonam como caem no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra. Acho que O DJ Avicii concorda com essa definição, ou pelo menos é o que diz a música Addicted to You. O sueco, que estourou com sucessos como Hey Brother e Wake Me Up, lançou recentemente uma parceria com Audra Mae que já alcançou 93 milhões de visualizações em seu vídeo oficial. A música fala sobre como não temos controle sobre o coração, nos apaixonando quase sempre sem querer e viciando nesse sentimento ao mesmo tempo divino e doloroso.

Mas, não é para falar de Avicii ou da música que estou escrevendo hoje, e sim por conta da Isabella Lugli. Com 15 anos e uma voz um tanto quanto potente, a estudante resolveu nos dar uma ajudinha e gravou um cover. Apaixonada, essa música se encaixa muito bem no que ela está vivendo agora... Aproveitem! Talvez daqui a uns anos ela esteja por aí distribuindo autógrafos e você poderá dizer que a conheceu antes de todo mundo! #ficaadica

sábado, 20 de setembro de 2014

Top 10 - Músicas para usar como despertador

Esse Top 10 é pra fazer seu dia nascer mais feliz!

      A música está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida, e de vez em quando surge uma dúvida sobre "Qual música vou ouvir agora?", mas o pior mesmo é escolher a música para o nosso despertador, nunca sabemos qual escolher, se você é mais um desses que sempre tá em dúvida na hora de decidir qual a música que vai te acordar, esse post foi feito especialmente pra você!
      Acordar cedo as vezes é uma tarefa meio difícil e para isso essas 10 músicas foram escolhidas, para te ajudar a levantar mais feliz, porque nada melhor que já começar o dia bem.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Top 10 - Músicas para relaxar

   Tem vezes em que tudo o que queremos é chegar em casa depois daquele dia puxado na escola ou no trabalho, deitar na cama e colocar o som no máximo.
   Mas para isso, às vezes queremos musicas mais calmas já que estamos sem energia pra dançar ou cantar junto da banda, e foi pensando nisso que este post foi criado.
   Sei que não são todos que são fãs de rock, ou loucos por reggae, ou ainda admiradores da bossa nova. Todavia, pensando nessas diferenças entre as pessoas que eu trouxe pra vocês esse top 10 bem eclético com as músicas que, na minha opinião, são ótimas para relaxar.
   Então se você é um daqueles que, como eu, ama dormir ouvindo música, dá uma olhada nessa lista:

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mas afinal, o que é música?

Quando nos perguntam o que é música, ainda achamos muito difícil responder. Segundo o dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, música pode ser definida como a arte e ciência de combinar sons de modo agradável à audição. Falando dessa forma,  parece algo frio e calculado, sem nenhuma expressão, mas podemos dizer que simpatizamos mais com a definição de música segundo Arthur Schopenhauer " A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende". Ou ainda como disse Aristóteles " A música é celeste de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição".
Quantas vezes não sentimos que determinada letra foi escrita para aquele momento, ou que determinada melodia explica tudo o que está acontecendo? Isso porque a música tem poder: ela traz a tona sentimentos e emoções que guardamos no fundo de nossa alma. Ela nos completa, nos encanta, diz o que precisamos ouvir, transmite emoções, nos faz chorar, amar, rir e viver.
E vicia.
Não adianta, uma vez que você começa a ouvir, é impossível parar...
Selecionamos para este primeiro post algumas músicas que nos marcaram, e esperamos, marquem vocês também. Sejam bem-vindos ao nosso universo!

Pedro Maronezi: "Uma música que, pra mim, representa o que é música propriamente dita, é Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos-Caetano Veloso, sei que isso parece meio estranho já que sou fã de rock, mas desde que me entendo por gente, essa é a música que marcou minha infância e o início da minha paixão por todos os tipo, ou melhor, quase todos os tipos de música"

Fefe Montanher: "As músicas clássicas no meu celular são:No love-Simple Plan;;New Perspective- Panic at the Disco; Música pra mim é uma grande paixão; algo pelo qual se deve dar extrema importância e valor, por isso as carrego sempre comigo."


Ana Azevedo: "Minhas músicas favoritas mudam quase todo dia, tornando difícil escolher apenas uma ou duas... Mas tenho uma relação especial com Águas de Março- Elis Regina e Tom Jobim e ando apaixonada por Pulsos-Pitty. Não me lembro do momento exato que comecei a amar música, mas deve ter sido em algum momento entre ser colocada para dormir quando criança e acordar uma sonhadora adolescente."